segunda-feira, 6 de junho de 2011

A FOFOCA no Ambiente de Trabalho

A fofoca é uma das principais causa de estress no local de trabalho.
As intrigas geradas no ambiente de trabalho quase em sua totalidade iniciaram em uma pequena fofoca. É comum ouvir a seguinte frase, “Vou te contar, mas não tenho nada com isso”;  “ eu vou te falar  porque confio em você” etc.. Fala a verdade! Quem não gosta de uma boa fofoca, principalmente do colega chato de trabalho? O grande problema é que a fofoca gera desconforto, ela cria a desconfiança e começa a permear raízes na empresa e pode se consolidar na construção de um local de trabalho obscuro e desconfortável. O profissional vitima da fofoca muitas vezes é apontado, criticado e/ou abordado para uma possível validação da fofoca.  Neste momento a lei Ação de Reação pode perfeitamente dar forças às intrigas e problemas de uma equipe.
Outro fator contribuinte para este desgaste está presente nas Redes Sociais, que por sua vez possuem papel principal na divulgação das intrigas. As conversas paralelas que antes presente no cafezinho migrou para a WEB 2.0. As empresas e lideranças devem ficar atentas a este novo contexto, bem como, criar políticas para permitir que seus colaboradores utilizem as Redes Sociais de forma Profissional sem causar estress ao ambiente de trabalho.
A pesquisa feita pela empresa de recrutamento Robert Half com 2.525 executivos das áreas de finanças e recursos humanos de 10 países revelou que para 60% dos brasileiros consultados a fofoca e os colegas desagradáveis representam a principal razão para o estresse nas corporações do país. Esse fator tem peso ainda maior entre as mulheres, já que esta foi a escolha de 66% delas versus 49% dos homens. “Isso mostra que o bullying pode acontecer dentro do ambiente empresarial”, afirma Ricardo Bevilacqua, diretor da Robert Half para a América Latina.
Portanto antes de Fofocar sobre algum profissional ou empresa, lembre-se:

Nenhum comentário:

Postar um comentário