quarta-feira, 30 de março de 2011

AS 16 TENDÊNCIAS DE FAITH POPCORN

Encasulamento: o impulso de ficar dentro de casa, quando o lado de fora se torna muito difícil e ameaçador. Um número cada vez maior de pessoas está transformando suas casas em verdadeiros ninhos - fazem nova decoração, assistem filmes pela TV a cabo, utilizam a Internet para fazer compras e usam a secretária eletrônica para filtrar o mundo exterior. A segurança do lar é o que importa.
Formação de clãs: pessoas que compartilham interesses comuns - idéias, aspirações, vícios e lazer. Fazer parte de um grupo é algo para se orgulhar e interagir.
Aventura da fantasia: necessidade de escapadas emocionais para sair da rotina, buscando
estímulos através do turismo, alimentação ou realidade virtual.
Revanche do prazer: chega de ser bonzinho e politicamente correto. As pessoas estão cheias de privações em nome da saúde, dos bons costumes e nada melhora em suas vidas. E ainda podem ocorrer possíveis desastres e catástrofes, portanto, não é hora de privar de um gorduroso bife acebolado com bacon, ovos, batata frita e pavê de amendoim de sobremesa. Satisfação dos desejos é fundamental.
Pequenas indulgências: necessidade que consumidores frustrados ou estressados sentem de gratificar-se emocionalmente através de uma recompensa mais acessível. Não podendo pagar uma viagem de um mês à Europa, passam uma semana no Rio de Janeiro.
Ancoragem: busca de espiritualidade e de um significado para a vida. É hora de pensar em
respostas mais simples, deixando o egoísmo e o materialismo de lado. O eu interior, a volta às raízes é o que importa.
Egonomia: desejo de desenvolver-se individualmente para se destacar dos outros através de
posses, experiências e serviços personalizados.
Feminina Mente: mulheres não pensam como os homens, são diferentes. Essa tendência
reflete um novo conjunto de valores profissionais e sociais, estimulando-nos a alterar a
consciência de marketing - de um modelo orientado para objetivos e hierárquico para um
modelo baseado no cuidar, no compartilhar e no familiar.
Homencipação: uma nova mente para os homens que não se limitam em ser estritamente de
negócios e abraçam a liberdade de poder exercer sua individualidade, sendo menos machistas e mais sensíveis. Homens do lar.
99 Vidas: o ritmo frenético e a falta de tempo forçam as pessoas a assumirem vários papéis a fim de lidarem com a vida corrida e altamente tecnológica.
Sair fora: pessoas que trabalham, ao questionar o valor intrínseco de uma posição de poder,
optam por uma vida mais simples, calma e satisfatória. O executivo que larga a carreira para
montar uma pousada nas montanhas.
Viver: as pessoas sabem que podem morrer devido ao seu estilo de vida - comer mal, fumar,
respirar ar poluído, usar drogas. Por isso, estão se responsabilizando cada vez mais por sua
própria saúde e bem estar, procurando comer melhor, fazer exercícios físicos e relaxar com
mais freqüência, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida.
Volta ao passado: a saudade de uma infância despreocupada introduz um novo sentido de
leveza nas nossas vidas adultas, na maioria das vezes, excessivamente sérias. Pessoas mais
velhas gastam mais com roupas joviais, tintura de cabelo, brinquedos de adultos e plásticas.
São mais brincalhonas e têm atitudes que antigamente seriam consideradas inadequadas.
Consumidor vigilante: consumidores que não toleram mais produtos de baixa qualidade,
serviços ruins e mal atendimento querem empresas com maior grau de consciência e
responsabilidade, pois podem manipular o mercado através de pressão, protesto e política.
Queda de ícones: os pilares da sociedade estão sendo constantemente questionados e
rejeitados. Em quem e em que podemos confiar se perdemos a fé no governo, nas empresas,
no casamento, nas lojas, nos heróis, na nossa própria família?
S.O.S. (Salve O Social): a fim de proteger nosso planeta, ameaçado de extinção, precisamos
redescobrir uma consciência social com base em uma mistura de ética, educação, meio
ambiente e compaixão.

terça-feira, 29 de março de 2011

Formei. E Agora?

Esse é um dia muito almejado na vida dos estudantes. Depois de tantas aulas, noites sem dormir, trabalhos em grupos, entrega do famoso “TCC” e assim vai. É bom lembrar-se de tudo que passou em sua vida nos anos “dourados” da faculdade, fala verdade! Os barzinhos, as bebidas os meninos as meninas....como tudo era perfeito. Não tínhamos grana, não tinha hora para dormir, festas nas repúblicas, e assim os futuros formandos vão levando a vida.
O grande dia chegou! Belos vestidos, decorações, a noite da festa parece não ter fim, curtindo tudo até o dia amanhecer. Mas a ressaca vai chegar e cabeça vai doer, pode esperar! A preocupação dos profissionais agora formados é um bicho chamado “Emprego”. Diante de tantos fatos e acontecimentos durante a faculdade, muitos não planejam o dia após o baile de formatura e a vida parece um túnel escuro sem fim. É comum encontrarmos profissionais atuando fora da sua área de formação em diversas ocasiões, isso não é culpa apenas dos profissionais, entretanto devemos ficar atentos ao planejamento de nossas carreiras ANTES, DURANTE E DEPOIS do curso superior.
Sendo assim, devemos estruturar nossa vida profissional com seriedade e planejamento, desenhar a direção correta a seguir, bem como, executar seu planejamento com foco. Os profissionais que ainda não atuam em sua área devem continuar buscando seu espaço e atualizando seus currículos para estar à frente do mercado, manter uma REDE de contatos pode contribuir para conquistar sua oportunidade, não se esconda de seu futuro profissional.  Pois A melhor maneira de predizer o futuro é criá-lo” (Peter Drucker).

terça-feira, 22 de março de 2011

A Rádio Peão nas Redes Sociais


            De forma prática podemos entender a Rádio Peão como manifestações descontroladas que surgem pelo caminho da informalidade nas organizações. Diversas empresas atuam diretamente no combate a esta informalidade evitando os “cafezinhos” e/ou restringindo a uma cúpula o acesso às informações de âmbito estratégico.  Alguns profissionais as veem como uma grande inimiga, outros como um mal sem fim, e há aqueles que preferem vê-la como sendo uma lenda corporativa. Contudo, o dilema continua e as empresas não conseguem controlar o incontrolável. O fato é que ela funciona no dia-a-dia sem hora agendada, e sempre sabemos que tem as informações. Não é mesmo?
           Em um cenário de Tecnologia abundante e com vasta mobilidade, a Rádio Peão chegou à Web 2.0. As lideranças e os responsáveis pela Comunicação Empresarial devem se preparar para um cenário onde os profissionais estão conectados e compartilham suas informações de forma GLOBAL, e a famosa conversa de corredores se tornou um Bate Papo em rede com milhares de participantes.
           O mundo está conectado através de ferramentas como Facebook, Orkut, Twitter e Linkedin, e a vida profissional tornou-se mais exposta. Assim, as organizações necessitam constituir políticas de participação em Redes Sociais, com o objetivo de não limitar seus profissionais e prezar pela imagem Corporativa. Pois, os problemas causados pelas informações na internet são de igual proporção às “fofocas” de corredores. Deve se ponderar que mesmo em um mundo virtual, somos responsáveis pelos atos cometidos e informações indevidas ou confidenciais postadas na REDE.
A Rádio Peão é uma realidade nas Redes Sociais e devemos considerar que nunca estamos sozinhos quando “Twittamos”!

domingo, 20 de março de 2011

Perdi meu Emprego. E agora?


Este é um bom momento para não tirar férias. Você não quer ser esquecido exatamente neste momento, quer?  Quando os profissionais estão empregados as pessoas sabem onde procurá-los, sabem que você está lá, conseguem te localizar para um contato. Quando descobrem que você saiu da empresa e o mercado de trabalho não consegue te localizar, acaba desistindo de procurar e sua oportunidade pode ir embora. 
Então mãos à obra: Monte seu plano de ação para se recolocar no mercado, descubra quais empresas possuem oportunidades as quais você tenha perfil. Avalie as vagas fora do seu convívio, busque oportunidades em outras cidades e em mercados que tenha interesse futuro. Construa o mapa de oportunidades as quais os seus conhecimentos técnicos possam contribuir no processo seletivo.
Encontrar seu novo emprego requer atitude e disciplina com intensidade especial, preparação física e psicológica: Não descuide de sua aparência, permaneça “esbelto”, não se entregue a preguiça, nada de bebidas alcoólicas e pratique exercícios. Cultive seus contatos, faça networking, relacione-se, mostre-se, permaneça em exposição. Atualize seu currículo, com objetividade, brevidade e clareza. Mande para todas as pessoas que possam ter interesse no seu perfil profissional atualize a sua rede de colaboração, não se esqueça das empresas de Recrutamento e Seleção, que podem intermediar boas oportunidades para você. 
Lembre-se: você é a sua melhor propaganda.


quinta-feira, 17 de março de 2011

Chute o Balde!

Coluna AgiRH by: Denis Xavier. Chute o Balde. pag. 2 - http://pt.calameo.com/read/000580937521e8f23528a
Todo dia ela faz tudo sempre igual: Me sacode às seis horas da manhã, Me sorri um sorriso pontual, E me beija com a boca de hortelã.Vou usar aqui as Palavras do Musico e Escritor Brasileiro Chico Buarque, para descrever o sentimento cotidiano de muitos profissionais.
No transito diário das organizações é possível enxergar o engarrafamento de atividades e projetos que envolve estratégias de crecimento e perenidade das empresas. Assim, é fácil perceber que a mente que antes criativa e pro-ativa passa a cair na armadilha do achatamento da capacidade construtiva, ou seja, a sua contribuição se limita apenas as entregas programadas em sua agenda. Isso é Simples! Você já se pegou realizando uma atividade e se perguntando porque está fazendo isto? A resposta certamente é: SIM! Se você respondeu SIM, está na hora de rever seus conceitos...... Olhe para sua CARREIRA e vislumbre o inimaginável a sua frente e se pergunte quais as etapas para chegar lá. Mas antes responda a si mesmo oque siginifica o jargão: “Chegar Lá”. Neste momento acredite, se você encontrar um caminho melhor a seguir “CHUTE O BALDE”.
Entretanto, cuidado pois chutar o balde não significa acertar as contas com o chefe ou com aquele inimigo no trabalho, pois as portas do futuro podem se fechar. O profissinal deverá neste momento programar sua nova vida dentro ou fora da empresa, visualizando as oportunidades de crescimento existentes, definir a trilha a seguir em sua carreira, os prazos para mudança e se preparar para novos desafios. Haja vista, que o mercado está à procura de profissionais Talentosos, Criativos com poder de Construção e Entrega de Resultados. Se você possui esse requisitos e avalia que a sua hora de mudar chegou, CHUTE O BALDE! Boa sorte......

I9ação

Coluna AgiRH by: Denis Xavier. I9ação. pag 2- http://pt.calameo.com/read/00058093750f0fae4cc90
Quando pensamos em Inovação logo vem em nossas mentes a bela imagem de um celular, tablet, TV 3D e assim vamos, associando a Inovação a empresas com Apple, Microsoft, Google, Facebook e etc.. Mas e nas empresas “comuns” (Brasileiras), como podemos incentivar a Inovação que não está direcionada ao conceito de gerar novas tecnologias? Haja vista, que inovar não necessariamente significa contrariar o senso comum. Sendo assim, aqui vão algumas dicas para contribuir com seu processo de Inovação:
1.    Construa uma estrutura com Sistemas e Processos que garantam a implementação da Inovação.
2.    Destine tempo e Disciplina para INOVAR: ajuste sua agenda e defina momentos para pensar em Inovação.
3.    Estimule e proporcione um Ambiente criativo e empreendedor para gerar idéias.
4.    Assuma riscos e tolere erros no processo de Inovação.
5.    Construa o conceito de colaboração em REDE para distribuir conhecimento e receber idéias.
6.    Aposte na diversidade cultural e Acadêmica de uma equipe destinada a Inovar.
7.    Permita que na sua equipe tenha pessoas comuns que gerem conteúdos.
8.    Incentive um modelo mental direcionado para Demandas de Mercado, Interativo e com habilidades abrangentes (CHA).  

Obs. A criatividade é o ponto de partida para a Inovação. E aqui está a grande oportunidade para profissionais e empresas Criativas e/ou Customizadas para um mundo novo e interativo. Pense nisso!